Descubra os segredos do vale das Cortes!
Pontes, azenhas, lagares, levadas, poços e piscinas naturais, juntam-se a uma ribeira única para lhe proporcionar um percurso surpreendente em cada curva.
Percorrendo veredas e caminhos rurais, este é um percurso acessível mas que pode apresentar algumas dificuldades técnicas em particular com o piso molhado pois grande parte desenvolve-se em caminhos com piso irregular.
É uma experiência que se recomenda lenta, por forma a poder desfrutar de todos os poços e piscinas que irá encontrar, ainda assim e junto à Bouça é possível encurtar significativamente o percurso, adaptando-o ao tempo que tem disponível.
Início
Coordenadas:
GD 40.254353, -7.580962
GMS 40°15’15.7″N 7°34’51.5″W
UTM 29T 620680 4456954
w3w ///enregelante.formulação.listras
Itinerário
Com início no parque infantil à entrada da sede de freguesia, Cortes do Meio,o percurso inicia imediatamente a sua descida até à Ponte Velha e ao seu poço. Cruzada pela primeira vez a ribeira entramos num trilho que a acompanha atéao nosso próximo poço, o Poço da Monteira, onde se localiza a Zona de Lazerda Monteira. Continuando por trilho ao longo da ribeira rapidamente chegamos ao antigo lagar de Azeite e a mais um belo poço. Atravessando a ribeira entramos num caminho rural, continuando a subir o vale, até chegarmos ao desvio para as antigas azenhas e a um dos ex-libris deste percurso, o Poço do Funil.
Após a visita a este local o percurso continua por uma vereda, afastando-se temporariamente da ribeira, que nos aproxima da localidade da Bouça (local onde se pode encurtar o percurso) onde voltamos a descer àribeira para a cruzar na Ponte do Porto da Tábua.
Voltando aos caminhos estreitos, continuamos a subir o vale por uma vereda que após se afastar temporariamente da ribeira, nos leva a passar no Poço do Forno Velho antes de chegarmos ao desvio para a Ponte do Combarão e os poços da Formiga edo Combarão (aqui pode também subir à Bouça e encurtar a sua jornada).
A partir deste local o percurso continua a subir o vale por veredas ancestraispassando no Pontão Fundeiro e no Poço da Praia antes de atingir o ponto mais alto desta jornada e iniciar a sua descida junto da Ponte do Salto.
Iniciando a descida do vale pelo caminho florestal da Bouça Velha, rapidamente entra numa vereda que desce até perto do Pontão Fundeiro onde encontra um caminho rural que seguiremos até à localidade da Bouça. Passando a localidade onde encontramos para alem de fontes, serviços como casas de banho e cafetaria, iremos seguir por caminhos alcatroados aproveitando para uma visão mais alargada deste maravilhoso vale, até entrarmos nas Cortes do Meio, onde iniciámos esta aventura.